Homeopatia e cia

Um blog do site 'Portal de Homepatia'

A Homeopatia é uma terapêutica ?

.

Em um folheto que anunciava, anos atrás, o IV Congreso Latinoamericano de Materia Médica, no México, constavam as seguintes observações, (dentre outras) :

Não permitamos que se leia este considerando somente como uma terapêutica, como estão empenhando em propagá-la os interesses da Alopatia, secundados ilusoriamente pelos homeopatas que não conseguiram a assimilação completa da doutrina ou compreender e ter em conta todo o marco teórico que produz e é insuperável. Separando-se ou ignorando o Organon, não pode haver uma verdadeira medicina homeopática “ ,

e

…que a Homeopatia não é somente uma terapêutica, evitando com nossos argumentos bem fundamentados, que se siga propagando este erro de reduzir todo o maravilhosos método curativo de Hahnemann a uma forma de terapia como tantas outras, que tem como base a falsa existência das enfermidades; o esquecimento da individualidade que corresponde a cada enfermo como a cada ser humano, e a não consideração das predisposições mórbidas que tem sido a aspiração profunda de todos grandes mestres da medicina e nosso mestre Hahnemann deixou bem adiantada em seu conceito dos miasmas, com outras noções mais, tão importantes que constituem a arquitetura de seu método”.

Em tese, tudo que foi dito acima está corretíssimo, a não ser por um detalhe: a Homeopatia é uma terapêutica. E que tem sua teoria farmacológica.

Discordo frontalmente dos que colocam a questão “Homeopatia é ou não é terapêutica ? ” e proponho outra questão, ” A Homeopatia é a terapêutica do que ?

Antes de responde-la, gostaria de fazer uma crítica aos homeopatas em geral, por se situarem em um nicho que não lhes permite uma visão mais abrangente daquilo que a maioria chama de vida e viver.

A cura e a prevenção do adoecer nos seres vivos é apenas um dos aspectos de sua vida, aspectos estes que envolvem o local onde vivem e sua interação com ele, sua interação com os da mesma espécie e com as outras, seu corpo e tudo que diz respeito a ele, etc.

Supor que movimentos acontecem compartimentalizados, no caso na Homeopatia, e não contemplam outros seres humanos e outras categorias profissionais é perder a perspectiva do todo.

Há tempos existe um movimento, que se percebe no mundo, contra as excessivas particularizações e a favor do enfoque do todo, de colaboração, de entendimento, de relativação em contraparte ao absoluto. Afinal, não existe o absoluto, pelo menos não para os humanos, o absoluto sempre é mais absoluto para algum grupamento… Movimentos de interações entre as Ciências estão cada vez mais fortes ( a transdisciplinaridade já é uma realidade), ressurgimento da Filosofia dentre não estudiosos de Filosofia também é um movimento cada vez mais forte, etc,etc,etc…

Mas, e a questão : ” A Homeopatia é terapêutica do que ?

Ela é a terapêutica do homem que está por vir e que se vislumbra por aí, aquele que se sente um todo e quer ser tratado de acordo; aquele que se sente fazendo parte de um todo e se sente importante por integra-lo. Um TODO que sabe que se não valorizar suas partes, nunca poderá ser um TODO… ; terapêutica daqueles que consideram o local onde vivem tão digno de respeito quanto si mesmos, e que, apesar de saber que não é possível todas as espécies silvestres mais viverem com a liberdade de antes, soluções devem ser procuradas para que todos possam coexistir neste planeta; daqueles que encaram a alimentação algo mais do que “encher o bolso” e “encher o estômago” ; daqueles que sabem que apesar de alguns animais serem chamados “animais de produção”, estes animais merecem respeito e estudos para sofrerem o mínimo possível neste processo….

É a terapêutica de um homem comprometido com o passado, o presente e o futuro.

Quem imagina que isto é um sonho e delírios “físicos, ‘patafísicos e musicais”, anda de olhos fechados e mente trancada. Estes movimentos estão estourando por toda parte para quem se dignar a ver…Está mais do que na hora do ser humano analisar e se analisar, ver o que tem que ser feito e fazer .

Nisto se encaixa e muito bem a terapêutica Homeopática : equilibrar o HOMEM para que ele possa “usar seu espírito racional ” e fazer de seu corpo “um saudável instrumento para os mais altos propósitos de nossa existência”1.

1 – parágrafo 9 do “Organon da Arte de Curar” ( 6ª edição) – Samuel Hahnemann.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 5 de abril de 2010 por em artigos, geral, terapêutica e marcado , , .

Navegação

Twitter: O que acontece por aí

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

artigos e comentários

abril 2010
D S T Q Q S S
    maio »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

o que foi publicado

%d blogueiros gostam disto: