Homeopatia e cia

Um blog do site 'Portal de Homepatia'

Minha trajetória na Homeopatia

A Homeopatia foi desvelada para mim por um professor de farmacologia da UNESP, em uma época ( em 1982, quando eu fazia o segundo ano de medicina veterinária na UNESP Jaboticabal) em que eu via pela primeira vez a terapêutica tradicional e em que o conceito de saúde-doença que eu tinha aprendido até então (apesar de ainda ser pouco profundo) não me fazia sentido.
A abordagem fisiológica não me fazia sentido.
E o que eu estava começando a aprender de fisiopatologia, idem.

Depois disso, a Homeopatia nunca mais abandonou minha vida.

Estudei-a informalmente durante a faculdade ( e me consultei com uma médica homeopata de Ribeirão Preto-SP que à época atendia em Jaboticabal-SP) e continuei, depois de formada, meus estudos informais.

Em 1988 e 1989 fiz um curso de Homeopatia geral (dada por médicos, farmacêuticos e dentistas) no NUCLEHOM (dirigido pelo Dr. Oscar Milton Godoy) , em São Paulo ( e foi minha primeira – e para mim deslumbrante- experiência multidisciplinar em saúde, haviam no curso veterinários, dentistas, farmacêuticos, médicos, psicólogos) .

E foi quando eu comecei a ser atendida só por médicos homeopatas (escolha minha). Uma escolha que “banco” até hoje.

Em 1993 e em 1996 (parei nos anos de 1994 e 1995), fiz o curso de Homeopatia Veterinária na Associação Paulista de Homeopatia em São Paulo. O primeiro ano era geral ( mais convivência multidisciplinar em saúde), e o segundo ano era específico, voltado à Homeopatia Veterinária.
E foi onde meu deslumbramento chegou ao grau de epifania: Homeopatia era (inclusive) uma terapêutica, mas também podia ser estudada cientificamente.

Os professores que eu tive eram alguns dos exponentes da Homeopatia da época e isso foi algo que não dá para se esquecer jamais.

E tive a honra de estar presente no XXII Congresso Brasileiro de Homeopatia, ocorrido no ano de 1994 em Curitiba, quando foi criada a Associação Brasileira de Médicos Veterinários Homeopatas (AMVHB).

Cliniquei (eu possuía uma clínica veterinária na zona norte de São Paulo, em conjunto com meu marido) de 1985 à 1999. Depois disso, a confluência de toda esta história acabou me levando ao ensino de Homeopatia, à reflexões sobre ela e à imersão no mundo da pesquisa básica em Homeopatia.

E este conjunto de questões me levou a estudos formais para adquirir capacitação e métodos em pesquisa e terminei estes estudos como mestre (2002) e doutora (2010) em História da Ciência (doutora pela PUC/SP).
Em 1999, em conjunto com outras nascentes habilidades minhas, construí um website sobre Homeopatia, que em 2013 foi dividido em dois:

Portal de Homeopatia – sobre homeopatia

Homeopatia e cia – sobre assuntos afins à homeopatia

E atualmente a consultoria para assuntos ligados à Homeopatia faz parte da minha consultoria para negócios sociais em rede.

 

gota colorida

.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Informação

Publicado às 17 de julho de 2013 por em artigos, profissional homeopata e marcado , , , .

Twitter: O que acontece por aí

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

artigos e comentários

julho 2013
D S T Q Q S S
« abr   ago »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

o que foi publicado

Posts & páginas populares

%d blogueiros gostam disto: