Homeopatia e cia

Um blog do site 'Portal de Homepatia'

Um curador… curado?

.

Eu disse: E meus olhos?
Deus disse: Mantenha-os no caminho.
Eu disse: E minha paixão?
Deus disse: Mantenha o fogo.
Eu disse: E meu coração?
Deus disse: Diga-me o que você guarda dentro dele.
Eu disse: dor e tristeza.
Ele disse: … fique com elas. A ferida é o lugar onde a Luz entra em você.

Rumi

.

Curador

Curador ferido

Curador curado

Curador são

.

Para mim este é o caminho de um curador.

Um curador que se forma, que exerce sua profissão com empatia ou não para com seus pacientes, mas que não sabe o que é estar sob sua pele ou pior: que não quer saber o que é estar sob sua pele.

O curador ferido, que consegue olhar para si mesmo, ferido, e entender o que é dor, o que é estar a mercê de outros para ser tratado, nutrido, cuidado, e ter toda sua vulnerabilidade exposta. O curador ferido que vê a dor, sente a dor, lida com a dor, mas que isso o machuca profundamente.

O curador curado, que passou por tudo isso e não mais vê a doença como sua inimiga, mas a vê como algo a ser tratado neste outro que já foi ele, com cuidado e realismo. Um curador que se estruturou.

O curador são, que vê a pessoa, esteja ela em estado de doença ou de saúde. Ou os dois. Que sente a honra de ser o que é. Com todas as dores presentes. Que cuida de seu conteúdo, do que ele “é”.

E minha inspiração para estes questionamentos sempre foi olhar os profissionais da saúde que orbitam ou orbitaram ao meu redor e em convivência, olhar para mim e também várias vezes ler sobre o centauro Quiron (http://pt.wikipedia.org/wiki/Quíron), o curador ferido-mor da mitologia grega e toda empatia e sabedoria que sua ferida crônica o fez obter, levando-o a “conhecer o doente estando em sua pele”.

Mas isso que falo não está “solto no tempo e no espaço”.

Há de se considerar alguns conceitos:

A cura (quando se pode dizer que alguém está curado? Ausência de sintomas? Nunca?).

A saúde e a doença (ou a saúde versus a doença?).

A pessoas doente, cada pessoa com sua doença (ou a doença independentemente da pessoa?).

.

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 9 de dezembro de 2014 por em profissional homeopata e marcado , , , , .

Twitter: O que acontece por aí

artigos e comentários

dezembro 2014
D S T Q Q S S
« out   mar »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

o que foi publicado

Posts & páginas populares

